Mais perto de Van Gogh

Todo mundo já ouviu falar do Van Gogh Museum, em Amsterdam, que concentra a maior parte das obras de um dos mais famosos artistas holandeses. Mas na Holanda há outros lugares onde você pode conhecer melhor esse fascinante pintor. Um deles é o Vincent Van Gogh Huis (Casa de Vincent Van Gogh), em Zundert, no Sul, quase divisa com a Bélgica, pertinho de Antuérpia..IMG_6851

O museu é bem pequeno mas é bem pessoal. Ele fica na casa onde Van Gogh nasceu e passou a infância. Na áudio tour é o próprio Vincent quem nos guia por sua casa, onde velhas fotografias, móveis e projeções revelam fragmentos da sua conturbada vida, detalhes do relacionamento com os irmãos e pais, conflitos com a igreja, e a constante luta para que entendessem seu trabalho.

Em outra sala, algumas obras de artistas que se inspiraram em Van Gogh. Há também outro espaço com exposições temporárias.

Saindo do museu, você pode visitar a estátua erguida em homenagem a Van Gogh e a igreja e cemitério onde ele costumava brincar. Ao lado, tem uma galeria de arte contemporânea que leva o nome de Van Gogh.

Você sabia que Van Gogh, que é o mais velho dos irmãos, teIMG_6852ve um irmão que nasceu morto, exatamente um ano antes dele e que também foi chamado de Vincent? Quando Van Gogh era garoto costumava brincar no cemitério que tinha uma lápide com o seu nome escrito nela… O cemitério fica a poucos metros do museu em volta da igreja, e, do lado, há uma galeria de arte contemporânea que leva o nome do artista.

É um bom passeio, longe dos pontos mais turísticos e com o charme especial do interior da Holanda.

De lá você pode seguir para Antuérpia ou ir para Den Bosch, também uma cidade importante para Van Gogh.

Como chegar: De Haia, são aproximadamente duas horas de trem e ônibus. É preciso ir até Breda e, de lá pegar o ônibus 115 para Zundert, que para bem na frente do museu. Me arrependi de não ter levado a bike no trem e pedalar até Zundert. Da estação de Breda até o museu é cerca de uma hora pedalando pelo interior, no caminho tem casinhas típica, cavalo… Enfim, um passeio bem relaxante que ajuda a entrar na vibe de Van Gogh. Na volta dá pra curtir Breda um pouquinho ainda.

Com o Museumkaart, a entrada é gratuita.


Deixe um comentário